Close this search box.

Por Dr. Gustavo Lustosa: o seu oftalmologista em Fortaleza

Perda de Acuidade Visual

Perda Visual em Idoso

Ter dificuldade para enxergar não é normal. A dificuldade visual pode aparecer em qualquer fase da vida, tendo diferentes causas dependendo da idade de aparecimento dos sintomas.

É de suma importância tentar descobrir a causa da sua dificuldade de enxergar, visto que muitas doenças existem tratamentos que podem retardar o progresso da doença ou mesmo curá-las, melhorando, assim, a qualidade de vida da pessoa.

Em paciente idosos, as principais causas de dificuldade para enxergar são: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idoso e retinopatia diabética. Todas elas necessitam de uma avaliação do seu médico oftalmologista para um correto diagnóstico e acompanhamento, uma vez que algumas delas podem ser silenciosas ou cursar com poucos sintomas.

Enxergar bem significa independência tanto para realizar suas atividades de vida diária quanto para se relacionar com familiares e outras pessoas, permitindo assim uma melhor satisfação e entusiasmo ao viver.

O que é baixa de acuidade visual?

Baixa de acuidade visual significa dificuldade para enxergar. Na terceira idade, a principal causa é a catarata. Catarata é uma doença, a qual a lente de dentro do olho progressivamente perde a transparência, consequentemente diminui a visão. O tratamento para a catarata é realizado através de uma cirurgia em que é feita a troca da lente por uma lente artificial, permitindo uma melhora na qualidade na visão.

O que eu posso fazer para evitar a acuidade visual baixa?

Existem algumas doenças que se forem controladas podem evitar a baixa de acuidade visual, como diabetes e hipertensão arterial. Manter um alimentação saudável e atividade física regular são primordiais para um bom controle da glicemia e da pressão. Além disso, procurar o atendimento com oftalmologista anualmente é essencial para uma avaliação geral dos olhos.

Quais os tratamentos para a baixa de acuidade visual?

O tratamento depende da causa da baixa de visão. Podem ser realizados tratamentos clínicos com colírio, laser e prescrição de óculos para correção. Além disso, há também tratamento cirúrgico.